Investigadores INTERACT ajudam empresa na instalação de iluminação em estádio
Vários investigadores do projeto INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology”) estiveram, durante o mês de janeiro, no estádio San Mamés, em Bilbao, Espanha, para apoiar uma empresa portuguesa na instalação da iluminação do espaço.
Os contactos surgiram na sequência de trabalhos efetuados ao longo do projeto por parte dos investigadores Alexandre Gonçalves, Cátia Brito, Lia Dinis, José Moutinho Pereira e Carlos Correia.
Esta é já a segunda vez que os investigadores se deslocam à cidade espanhola. Segundo o investigador Alexandre Gonçalves, esta participação consiste em “assistir na implementação de uma solução de iluminação LED”, permitindo, ao mesmo tempo, “a manutenção de um relvado de elevada qualidade” e “um uso eficiente da energia elétrica”. O trabalho está a ser efetuado em parceria com a empresa portuguesa Loki e com a espanhola Andled.
A par dos investigadores INTERACT, também Ermelinda Silva, aluna do programa doutoral Agrichains esteve envolvida nesta participação.
Além de estarem afetos ao projeto INTERACT, os investigadores fazem parte do Laboratório de Fisiologia Vegetal do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, trabalhando “em regime de colaboração com diversas empresas”. Esta é uma forma de “levar a cabo a missão da nossa Instituição” transferindo conhecimentos para “o tecido empresarial português na implementação de projetos especializados em território nacional e no estrangeiro”, indica o investigador.