INTERACT vai estar em congresso ibérico
Os resultados da investigação do projeto INTERACT (Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology) vão marcar presença na 25.ª edição do Encontro Galego Português de Química. O objetivo é que, através de apresentações orais, seja divulgado o que se faz neste projeto.
O docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Professor José Alcides Peres vai estar neste congresso que arranca já no próximo dia 20 de novembro, prolongando-se até ao dia 22, na Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela, Espanha.
Presença nestes eventos permite “troca de ideias e estabelecimento de contactos”
A presença do investigador do INTERACT neste congresso ibérico consiste em duas comunicações orais sobre o trabalho desenvolvido no projeto “Treatment of Agro-industrial effluents and residues”, inserido na tarefa “By products, waste management and valorization of agrarian chain production” da linha BEST (“Bio-Economy and Sustainability”).
As duas apresentações terão como tema “o tratamento e valorização de efluentes vinícolas”, algo que o Prof. José Alcides Peres considera ser uma “preocupação fundamental” e uma “questão ambiental muito comum na região Norte do país e, em especial, na região do Douro”. O investigador sublinha que “os efluentes vinícolas são muito problemáticos devido ao elevado teor de matéria orgânica, polifenóis e reduzida biodegradabilidade que apresentam”.
A primeira comunicação oral centrar-se-á no trabalho “White winery wastewater treatment by coagulation/flocculation optimized by a Simplex Lattice Design and O3/Fe2+/UV process”, da autoria de Nuno Jorge, André Cunha, Ana Teixeira, Marco Lucas e José Alcides Peres. A investigação incidiu sobre “um processo de coagulação-floculação-decantação química (CFD), com a utilização de coagulantes enológicos como caseinato de potássio, bentonite e PVPP”, explica o docente, acrescentando que, “como processo complementar, combinou-se a aplicação de ozono (O3) com radiação UV para aumentar a eficiência da remoção global de matéria orgânica de efluentes vinícolas”.
Já a segunda comunicação centrou-se no trabalho “Modeling circular economy on combined treatment of chemical adsorption by bentonite and sulfate radical thermal activation-catalyzed sodium percarbonate of red winery wastewater”, também da autoria de Nuno Jorge, André Cunha, Ana Teixeira, Marco Lucas e José Alcides Peres. A investigação realizada permitiu o desenvolvimento de um “processo combinado de adsorção com bentonite e de ativação térmica envolvendo radicais sulfato catalisada por percarbonato de sódio, o que permitiu excelentes resultados na redução nos teores de CQO, COT, turvação, SST e polifenóis de águas residuais vinícolas”, descreve o investigador.
Sendo o Encontro Galego Português de Química um encontro internacional onde se encontram químicos dos dois lados da fronteira, o Prof. José Alcides Peres considera que “é sempre muito importante” marcar presença nestes eventos: “Permite dar a conhecer os nossos resultados de investigação” e “ver trabalhos que estão a decorrer noutras Universidades e Centros de Investigação”, indica o investigador. Além disso, o docente sublinha que estes encontros permitem “a troca de experiências, de ideias e o estabelecimento de contactos com outros grupos, em particular do norte de Portugal e na Galiza”
O Encontro Galego Português de Química é um evento anual que decorre, de forma alternada, entre Portugal e a Galiza, Espanha. Considerado como um congresso de referência para investigadores e estudantes que trabalham nas áreas da Química Básica e Avançada, o evento é organizado, este ano, pelo Colégio Oficial de Químicos da Galiza (Colexio Oficial de Químicos de Galicia) e pela Associação de Químicos da Galiza (Asociación de Químicos de Galicia). A 25.ª edição acontece entre os dias 20 e 22 de novembro de 2019.