INTERACT presente em congressos internacionais dedicados à Geomática e SIG
O projeto INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chians and Technology”) esteve em dois congressos internacionais na Grécia e Portugal. Dedicados à temática da Geomática e de Sistemas de Informação Geográfica, o Geomapplica 2018 e o FOSS4G decorreram entre os meses de junho e julho.
Afeta à Linha de Investigação BEST (Bio-Economy and Sustainability), a bolseira investigadora Nathalie Guimarães apresentou o seu trabalho “Development of a Web Application to provide and analyze Geographic Information” e que ainda está em desenvolvimento.
A investigadora está a desenvolver uma “aplicação web com caráter geográfico”, sendo que essa plataforma tem um objetivo: a “integração e análise dos resultados de todos os investigadores” da linha de investigação.
Nathalie Guimarães faz um “balanço positivo” da sua participação no Geomapplica 2018. Com o poster “Development of a Web Application to provide and analyze Geographic Information”, a apresentação incidiu “numa ilustração da componente técnica utilizada no desenvolvimento” da aplicação, passando posteriormente a focar-se na componente integrativa do projeto”. Para Nathalie, esta experiência representou “uma excelente partilha sobre trabalhos dos investigadores de diversas nacionalidades”. A bagagem dada por esta experiência trouxe-lhe “novas ideias” e “uma nova motivação para o desenvolvimento do meu trabalho”, diz a investigadora. Este evento internacional sobre geomática, sensoriamento remoto e aplicações SIG decorreu em Syros, na Grécia, em junho passado.
Já a sua presença no FOSS4G foi “fundamental”. No evento que decorreu em Guimarães em julho, e que é considerado o melhor congresso mundial das tecnologias opensource na área dos Sistemas de Informação Geográfica, a investigadora focou-se em explicar os objetivos do projeto, detalhando “todas as técnicas implementadas e softwares opensource utilizados”.
Segundo a investigadora, a presença no congresso fez com que tomasse conhecimento “de novos softwares e novas tecnologias” de código aberto e gratuito, para além de uma constante “partilha dos trabalhos interessantes na área dos Sistemas de Informação Geográfica”.