INTERACT em destaque em revista nacional
O projeto INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology”) esteve em destaque na última edição da revista “Em Rede”, editada pela Rede Rural Nacional da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
O projeto científico foi divulgado através de três textos da autoria dos Professores Fernando Pacheco, Henrique Trindade e José Moutinho Pereira, responsáveis pelas linhas de investigação BEST, ISAC e VITALITY WINE, respetivamente.
Textos abrangem resultados das três linhas de investigação
Os três artigos inserem-se no tema da edição n.º 8 da revista que teve como tema as “Respostas às Alterações Climáticas – agricultura, florestas e territórios rurais”.
O Professor Fernando Pacheco é o autor do texto “Gestão Sustentada de Ecossistemas Produtivos num Clima em Mudança”. Ao longo do texto, o investigador e docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tenta fazer um resumo das principais conclusões das quatro tarefas que integram a linha de investigação BEST. “A gestão sustentada dos recursos naturais, conjugada com a otimização de processos produtivos, valorização de subprodutos, adaptação climática e envolvimento social constituem caminhos para a realização de metas ambientais e económicas nas geosferas aquáticas e terrestres, assim como para o melhoramento, manutenção ou recuperação de serviços de ecossistemas”, refere o investigador, reforçando que as tarefas abrangem “diversos domínios da análise ambiental focalizados na proteção do meio ambiente e na sustentabilidade ambiental dos processos produtivos agroindustriais, florestais e agroalimentares”.
“Inovação para Cadeias Agroalimentares Sustentáveis” é o tema do artigo do Professor Henrique Trindade. O responsável pela Linha ISAC demonstra os objetivos das cinco tarefas que constituem esta linha de investigação, além dos desafios e resultados globais. “Os esforços de investigação e experimentação de instituições públicas e privadas nas últimas décadas foram fundamentais para a valorização tecnológica da região, fundamentalmente através do desenvolvimento e divulgação de inovação e de conhecimento”, diz o docente da UTAD”, ressalvando que “a melhoria da competitividade da região necessita de um esforço contínuo de desenvolvimento de novos métodos, tecnologias e processos produtivos mais eficientes e amigos do ambiente”.
Já o Professor José Moutinho Pereira optou por deixar um “Contributo para Promover a Sustentabilidade da Vitivinicultura do Douro Vinhateiro: Esforços Multidisciplinares desde a Vinha ao Vinho”. O responsável pela Linha VITALITYWINE apresenta sucintamente todas as tarefas. “De uma forma geral, através de uma abordagem multidisciplinar (…), tinha-se como principal objetivo contribuir para que algumas vulnerabilidades do Douro Vinhateiro, associadas à mudança do clima, fossem ultrapassadas”, indica o também docente da UTAD, e que passam pela promoção de “diversas medidas, desde o incremento da biodiversidade funcional do ecossistema vitícola, ao desenvolvimento de estratégias que fomentem um maior equilíbrio das videiras com o meio biótico e abiótico, até à valorização dos subprodutos vitivinícolas, que são gerados todos os anos e que constituem fontes de degradação ambiental”.
O acesso aos três artigos, assim como a todas as edições da revista, pode ser feito através do site da Rede Rural Nacional em https://atalhos.eu/23.