Bolseira do INTERACT apresenta tese de Doutoramento
A investigadora Daniela Terêncio apresentou a sua tese de doutoramento em Ciências Agronómicas e Florestais desenvolvida no âmbito do projeto INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology”).
Sob o título Decision Support Systems for Rainwater Harvesting and Reunoff Conrol in Watersheds, o trabalho de investigação foi apresentado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no passado dia 10 de janeiro.
“O INTERACT foi o principal impulsionador deste trabalho”
Num trabalho elogiado pelo júri composto pelos Professores Ana Maria Pereira (UTAD), António Pinheiro (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa), Rodrigo Mala (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), José Aranha (UTAD) e Luís Filipe Fernandes (UTAD), a investigadora mostrou qual o objetivo da sua investigação. “Este trabalho vem ao encontro da preocupação sobre o aumento de pressões sobre os recursos hídricos”, indica Daniela Terêncio, referindo que este crescimento advém, sobretudo, de “forças externas como o crescimento populacional, distribuição irregular, desperdício de água, contaminação de aquíferos e, também, devido às alterações climáticas”. Todas estas mudanças podem intensificar as “tensões” já existentes e futuras, bem como “aumentar a frequência e intensidade de secas e inundações”.
O trabalho de Daniela Terêncio passou, assim, por testar várias “metodologias de aproveitamento de águas pluviais” com vista a “mitigar e melhorar a gestão do planeamento hídrico, agrícola e florestal” a “nível local” ou, mesmo, “à escala da bacia hidrográfica”. Além disso, a investigadora desenvolveu também um “modelo de atenuação de inundações baseado em bacias de retenção”. Este modelo permite a eliminação de “áreas com risco de inundação alto e muito alto em vez de tentar assegurar o controlo total da inundação”, sublinha a investigadora, acrescentando que o objetivo primordial é “a mitigação de problemas de gestão relacionados com os recursos hídricos”.
O projeto INTERACT assumiu especial relevância na realização da dissertação da investigação. “Foi o principal impulsionador deste trabalho de doutoramento”, sublinha Daniela Terêncio, até porque “todos os objetivos do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto foram conjuntamente utilizados para o doutoramento”.