INTERACT mostrou os resultados na Semana da Ciência & Tecnologia
Os principais indicadores do projeto INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology”) foram apresentados na tertúlia “A Ciência na UTAD – Projetos Estrurantes” na passada quinta-feira, dia 28 de novembro. O encontro foi promovido pela Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e esteve incluído na Semana da Ciência & Tecnologia 2019, organizada pela academia transmontana.
“Este é um projeto multidisciplinar”, começou por afirmar o Professor Rui Cortes, coordenador do INTERACT. O investigador mostrou toda a estrutura organizativa do projeto, afirmando que “estiveram envolvidos, ao longo de todo o projeto, cerca de 79 investigadores e 66 bolseiros de investigação”. Já no fim da apresentação, o também docente da UTAD, referiu-se ao “próximo passo”, sublinhando a necessidade da “continuação das linhas de investigação” do projeto. Já a Bruno Fernandes, bolseiro responsável pela comunicação do INTERACT, coube a apresentação de alguns dos indicadores como as publicações, comunicações em congressos e eventos ou as patentes já conseguidas, dando também destaque aos parceiros e stakeholders, pois “é com eles e para eles que desenvolvemos inovação”.
Na tertúlia, moderada pelo Professor Emídio Gomes, vice-reitor da UTAD para a área da Investigação e Inovação, também marcaram presença outros projetos estruturantes como é o caso dos já concluídos “NanoSTIMA” ou “DouroTur” ou da Plataforma do Vinho e da Vinha “Innovine & Wine” ainda a decorrer.